Nodus/UFG lança primeira versão do BIGOD: Banco de Imagens Goiano de Drones
Plataforma gratuita reúne centenas de vídeos e fotos em 4k capturados com Drone, em diversos municípios de Goiás

Imagem: Captura de tela do YouTube
O grupo de pesquisa e desenvolvimento Nodus, da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, lançou hoje (17) o Banco de Imagens Goiano de Drones, o BIGOD. O banco colaborativo reúne centenas de fotos e vídeos de drone capturados no Estado de Goiás, em alta resolução, para uso livre e gratuito por pesquisadores, jornalistas, estudantes ou qualquer outro interessado(a).
No lançamento, o coordenador do projeto, Prof. Raniê Solarevisky de Jesus, explicou que a iniciativa tem a missão de democratizar o acesso a imagens desse tipo. "Profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo, agências de comunicação, pesquisadores de diversas áreas e quaisquer outros interessados, de dentro e de fora da UFG, poderão usar as imagens do acervo gratuitamente, desde que citados os créditos", declarou.
A plataforma também recebe constribuições de fotógrafos, cinegrafistas e entusiastas que queiram divulgar seus trabalhos sem qualquer custo. As imagens enviadas serão revisadas pela equipe do projeto antes de ficarem disponíveis. A única exigência é a de que as fotos/vídeos possam ficar acessíveis publicamente no BIGOD.
O projeto de extensão está associado a pesquisas em desenvolvimento no Nodus, que vai oferecer uma disciplina de Jornalismo de Drone para estudantes do curso de Jornalismo da UFG no próximo semestre letivo. Por enquanto, o banco pode ser acessado em uma página do jornal laboratorial Lab Notícias, veículo universitário do curso de Jornalismo da UFG, mas haverá um dominínio próprio em breve.
Acesse o BIGOD: bit.ly/BIGODv1
Siga o projeto no Instagram: @bigod.ufg
Veja a gravação do lançamento:
Categorias: Notícias capa
